quarta-feira, 13 de março de 2019

258ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política»,

Lisboa, 13 de março de 2019
Assunto: 258ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política», uma iniciativa ao encontro dos militantes do PSD Lisboa


Caro(a) companheiro(a),

Esta sessão realiza-se em Campo de Ourique, Praça São João Bosco n.º 3-B, na Quarta-feira, dia 13/março/19, pelas 21h30, sede da Distrital de Lisboa do PSD. Esta é a 258.ª sessão promovida pelo Fórum «Fazer A Política». O FORUM realiza-se às Quartas-feiras. Estas sessões são promovidas para TODOS os MILITANTES da DISTRITAL de Lisboa que queiram e gostem do DEBATE.
***

Ponto 1 – Hoje o Conselho confirma a equipa que vai concorrer às eleições para o parlamento Europeu. Paulo Rangel eurodeputado desde 2009 vai continuar o cabeça de lista. No quadro dos equilíbrios e disputas internas o PSD é uma boa escolha. De forma inteligente soube movimentar esses equilíbrios e colocar-se na linha da frente. É jurista e político, bom orador e estudioso dos temas. É um político com qualidade reconhecida. A questão do momento, como habitual, reside na constituição das listas. Os escolhidos para candidatos ao parlamento Europeu são-no por escolha de alguém. A escolha é formal, mas a escolha real não é formal, embora possa obedecer a alguns rituais. Daí a aproximação sucessiva, gradual, cirúrgica e os contactos no tempo certo com aqueles que detêm o poder de influenciar. É um processo. A questão reside, também, em saber a qualidade dos escolhidos. Trata-se de uma oportunidade que se valoriza ou se desapercebe. Mota Amaral que já foi tudo na política do PSD, quer ser candidato e ser eleito. Os SENADORES adquirem prerrogativas, mas não direitos. Adquirem enormes responsabilidades que advém do ESTATUTO, mas para isso é necessário que a comunidade política queira respeitar. Uns ingratos. Ou atitudes merecidas. A REPÙBLICA perde, e o PAÍS empobrece. Entretanto, há cinco anos, o PSD em coligação com o CDS-PP obteve o segundo lugar (26,7% e 7 eurodeputados, sendo 1 do CDS) e ganhou o PS (31,46% e oito eurodeputados). Açores continua a reclamar posição na lista, "tal como acontece há mais de 30 anos".

Ponto 2 – A CNE proibiu o Governo e as autarquias de divulgar e inaugurar obras feitas até às eleições. Mas o Executivo reclama essa proibição referindo que se aplica apenas à publicidade institucional e que a inauguração de obras são um ato de gestão corrente. PROPAGANDA ELEITORAL! Os autarcas alinham no mesmo diapasão. Aqueles que se apropriam do poder, que antes combatem, depois de o assumir confrontam todos aqueles que perturbam a sua felicidade. É a síndroma da paróquia, dos pequenos poderes preocupados com a sua importância que outros não reconhecem. Ou há LEI e a LEI é para todos ou há PODER exercido na sua forma mais animal, físico, coativo e impositivo. A arrogância é a demonstração da fraqueza…
Ponto 3 – O BREXIT é realmente um grande problema. Primeiro para o REINO UNIDO. Segundo para a UNIÃO EUROPEIA. Um grande desafio que estimula a agregação ou a desagregação da Comunidade Europeia. O Reino Unido é o país com o maior arsenal militar na EUROPA ocidental. E o problema ainda é o da força militar. Depois é económico e político. O BREXIT é uma iniciativa que reflete a POLÍTICA. A decisão tem consequências.

***

Propõem-se, para esta semana, os temas e questões seguintes:

1. Paulo Rangel (PSD) cabeça de lista ao Parlamento Europeu: O que move Paulo Rangel para continuar no parlamento Europeu? É bom manter a equipa de deputados europeus ou promover a sua substituição e alternância? É bom ou mau MOTA AMARAL voltar a ser candidato europeu? O que significa e qual o real valor ser Parlamentar Europeu? Qual o significado político se PSD perder as eleições para o parlamento Europeu?

2. Governo e autarquias proibidos pela CNE de publicitar obras e serviços até às eleições: Caramba, é bom ou mau que o governo e os autarcas tenham de ser os primeiros a respeitar as normas e leis? O que leva os políticos a apropriarem-se da arrogância de deter o poder e exercer o mando? Qual a razão por que os políticos não respeitam a NOBREZA e HUMILDADE de reconhecer que é uma honra estar ao serviço e respeitar os seus concidadãos? Que transformação ocorre no MIND dos políticos para se apropriarem do que não lhes pertence e exercerem a prepotência a coberto de decretos leis e normas que realizam na justa medida? Por exemplo, quem é e com que autoridade o presidente da EMEL, a coberto, castiga de forma prepotente os cidadãos?

3. Acordo do ‘Brexit’ morreu e desafia britânicos para ‘evitar’ a destruição da economia: O que significa o Brexit? A concretização do Brexit a quem favorece? Num mundo em que o desenvolvimento ocorre na justa medida do incremento da economia internacional, que sentido tem o Brexit, no quadro europeu? Não havendo acordo o que ocorre com o Brexit? Que consequencias tem para a economia e sociedade britânica? E que efeitos tem para a UNIÃO EUROPEIA?

Saudações social-democratas,

Sem comentários:

Enviar um comentário