quarta-feira, 5 de maio de 2021

344.ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política»

 

FORUM, Fazer-A-Política

Lisboa, 5 de Maio de 2021

Assunto: 344.ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política», através da Plataforma ZOOM

 

Caro(a) companheiro(a),

É a quadragésima quinta sessão virtual com recurso à Plataforma ZOOM. Realiza-se na Quarta-feira, dia 5/Maio21, pelas 21h30 e corresponde à 344.ª sessão realizada pelo Fórum «Fazer A Política». Estas sessões são promovidas para TODOS os MILITANTES da DISTRITAL de Lisboa que queiram e gostem do DEBATE.

Para aceder à REUNIÃO pode usar o endereço eletrónico seguinte:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/3401510248?pwd=MjNxZ1FqS0Vvd3RSVko2U1dBZXZvQT09 ou ID da reunião Número: 340 151 0248 com a Senha: 8mk8km

***

Ponto 1 –  A questão da criação dos NUCLEOS residenciais, por freguesia, transformou-se num problema para o PSD, segundo uma corrente de opinião. Reconhece-se que o acabar com as Ex-SECÇÕES residenciais representou, na prática, no enfraquecimento do PSD em todo o País e especialmente nas grandes metrópoles. O Partido ficou à mercês daqueles poucos que repartem o poder político entre si, à revelia de qualquer discussão o conhecimento, seja nas Camaras seja nas freguesias. Uns poucos comandam o aparelhos ou os vários aparelhos, chamem-lhe o que quiserem, a denominação é pouco relevante. Um Partido é forte quando consegue discutir internamente os diversos pontos de vista e realizar sucessivamente a mobilização. Há sempre muitos que se dedicam à política com interesses pessoais muito fortes ou de grupo, mas há outros muitos que o fazem como uma dadiva de cidadania. Um facto concreto observável hoje demonstra que o PSD desde que encerrou as SECÇÕES residências perdeu importância, vigor, capacidade de mobilização e tornou-se um Partido utilitário, mais um, o que contraria o esforço e pensamento de Sá CARNEIRO. A esquerda radicar e o PS esfregaram as mãos a tal ponto que em 25 anos governam o País há 20 anos, o que antes não ocorria. Mas a questão fundamental reside no facto de PORTUGAL não conseguir sair dos últimos lugares ao nível da economia e desenvolvimento social, com cerca de 30% de POBRES e um rendimento per capita dos mais baixos na EU. Os NUCLEOS simbolizam essa luta intestina de controlo e subserviência e destruição do PSD. É apenas questão de mais algum tempo, infelizmente para todos os portugueses. Os NOVOS partidos estão aí para o confirmar!


Ponto 2 – Estas últimas semanas colocaram na praça pública, com o caso Jose SOCRATES; uma vergonha para a história do País e do PS, o problema central da CORRUPÇÃO. Sempre existiu, mas controlada e limitada, umas vezes num sentido ou grupo e outras vezes em outro sentido e outros grupos. Uma luta permanente. Uma sociedade que se desenvolve é uma sociedade que assume a sua VERGONHA, com o que isso representa, que evolui em termos culturais e de dignidade e respeito pessoal. Nada disso está a ocorrer na sociedade portuguesa naquilo que são as grandes tendências. Ou seja, o caso o caso MRQUES que envolve um ex-PM que foi preso e um processo judicial que não consegue agitar a sociedade tornando-a mais exigente, retrata o baixo nível das elites, das organizações e das instituições. Desde logo, o PS é incapaz de se autoanalisar. JOÃO CRAVINHO prestou e está aprestar um contributo extraordinário para que haja pelo menos alguma agitação. Um acto de coragem a enaltecer.   

   

Ponto 3 A política em ESPANHA agita-se, com dificuldades imensas para gerir as diferentes autonomias. A luta e o papel da esquerda alcançou níveis de muito baixo nível que se reflecte na sociedade de forma muito pesada. Os partidos da direita estão a emergia em contestação. Necessário analisar e compreender consequências.


***

1.    NUCLEOS do PSD nas freguesias, adiados, seriam relevantes agora para a mobilização militante: Quais as razões por que os órgãos políticos do PSD adiam sistematicamente a criação dos NUCLEOS? É bom ou mau os militantes disporem de um local específico, por freguesia, para discutirem a política e se conhecerem? Já reparou que não nos conhecemos como militantes e considera isso positivo? Temos mais força política para disputar o poder conhecendo-nos e discutindo os diversos pontos de vista ou adoptar a ignorância sobre o fazer a política?


2.    JOÃO CRAVINHO (PS), anticorrupção, presta serviço extraordinário à DEMOCRACIA: Considera ou não ser o fenómeno da CORRUPÇÂO um contributo para a destruição da DEMOCRACIA? Quais as razões porque os PARIDOS políticos são tão resistentes a combaterem a CORRUPÇÃO? Reconhece o papel de João CRAVINHO, militante do PS, como fundamental para avançar com medidas de combate à corrupção? Sabe que no PARLAMENTO há lógicas de combate antagónicas sobre a corrupção e que tem prevalecido a defesa do não combate à corrupção?


3.    PP ganha eleições em MADRID e confronta governo SOCIALISTA pela política seguida: Qual a importância do PP de Isabel Ayuso ganhar as eleições para o governo da comunidade de Madrid (4/5/21)? Como interpreta o combate político intenso existente hoje, em grande parte dos paises europeus, contra a extrema-esquerda e a extrema-direita? Sabe que é enorme o descontetamento em ESPANHA sobre o governo do PSOE, de Pedro Sanchez, e qual o significado e consequências?

Saudações social-democratas,

 J. Augusto Felício

Sem comentários:

Enviar um comentário