quarta-feira, 19 de maio de 2021

346.ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política»

 

FORUM, Fazer-A-Política

Lisboa, 19 de Maio de 2021

Assunto: 346.ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política», através da Plataforma ZOOM

 

Caro(a) companheiro(a),

É a quadragésima sétima sessão virtual com recurso à Plataforma ZOOM. Realiza-se na Quarta-feira, dia 19/Maio21, pelas 21h30 e corresponde à 346.ª sessão realizada pelo Fórum «Fazer A Política». Estas sessões são promovidas para TODOS os MILITANTES da DISTRITAL de Lisboa que queiram e gostem do DEBATE.

Para aceder à REUNIÃO pode usar o endereço eletrónico seguinte:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/3401510248?pwd=MjNxZ1FqS0Vvd3RSVko2U1dBZXZvQT09 ou ID da reunião Número: 340 151 0248 com a Senha: 8mk8km

***

Ponto 1 – Os militantes de LISBOA estão ansiosos em realizar as suas Assembleias Concelhias, em poder discutir face a face as suas ideias e opiniões, em PARTICIPAR no FAZER - A – POLÍTICA, no quadro dos seus direitos cívicos com LIBERDADE. Sim, um dos problemas tremendos que vivemos neste último decénio, agora agravado, decorre da pressão para condicionar a liberdade de cada um, desde logo no acesso e depois quanto à participação política. Veja-se o PSD está em profundo declínio de MILITANCIA, não porque não haja cidadãos que queiram realizar a militância, mas porque está criado um sistema desde há muitos tempo que limita os acessos. Um grave problema que terá de ter um epílogo. Verifica-se que cada vez mais quem está na política está no quadro de uma CARREIRA POLÍTICA, sem que para isso disponha de condições de competência e reconhecimento social e público. A MATRIZ de controlo político instituída não permite o acesso aos cidadãos ao debate e participação política e este é um muito grave problema da sociedade actual e do PSD. É de difícil solução, mas devem TODOS, os que sabem que a política representa o AR que se respira e o sentido da organização da VIDA em sociedade, dedicarem parte das suas energias para que a POLÍTICA tenha princípios e regras abertas. Estas assembleias de Concelhia têm sido um péssimo prenúncio de uma realidade que caminha para a crueldade. Não vai demorar muito tempo em que venhamos a descobrir o inferno. Esta próxima A.C. não expressa saúde.  


Ponto 2 – No MARTIM MONIZ em Lisboa realizam-se assembleias religiosas muçulmanas com reserva e na praça pública que se refletem nas redondezas, com expressão sonora dos seus cantos próprios. Uma mesquita ao ar livre. Lisboa desde sempre que foi uma cidade multicultural, multirracial e multiétnica. As alterações religiosas à medida que vão ganhando dimensão têm efeitos e consequências em termos culturais, nas relações sociais e na forma como vivemos a vida, cada um ao seu modo. Esta é uma reflexão política relevante realizar, de forma objectiva e participada, quando sentimos que as sociedade se transformam. Na base estão as questão da MIGRAÇÃO e EMIGRAÇÃO, com consequências profundas. Relembram-se as profundas alterações que ocorrem hoje m França, com zonas de conflito muito preocupantes, onde  muitos já anteveem a emergência de guerra civil. Neste, não é o caso, naturalmente, mas é bom parar para pensar no que está a acontecer.


Ponto 3 O conflito ISRAELO_PALESTINIANO é um sério problema que emergiu há 73 anos e que hoje alcançou um nível de conflitualidade com enorme impacto na região, no médio oriente e no mundo. Ninguém pode ficar indiferente ao conflito entre israelitas / judeus e palestinianos. Há ódio, disputam-se interesses e mercantilizam-se pessoas evocando as CRIANÇAS, as pobres famílias e singulares cidadãos. Mas ninguém trata dos verdadeiros interesses que estão por detrás das aparências do que querem que TODOS vejamos nas imagens que transmitem. A realidade é outra e essa tem de envolver o IRÃO, o IRAQUE, a ARABIA SAUDITA, entre outros, numa primeira linha. Ao nível maior as questões envolvem conflitos de interesse entre os EUA e a CHINA, com a participação da RUSSIA e da ÍNDIA. É a política ‘companheiro’!


***


1.    Assembleia Concelhia de Lisboa digital para aprovação dos candidatos às freguesias: Sabe que vai realizar-se a Assembleia de Concelhia para aprovação dos candidatos? Quem vai estar nessa assembleia concelhia? Sendo sessão DIGITAL como sabemos quem está presente? É plausível realizar assembleias sem saber quem está presente, com rosto e nome? Como será realizada a votação e quais os mecanismos de controlo?


2.    Questão religiosa em LISBOA, com assembleia pública muçulmana no Martim MONIZ: Sabe que no MARTIM Moniz em Lisboa se realizam assembleias religiosas na praça? Tem sentido esta expressão religiosa em público? O que pensar das profundas alterações em curso na sociedade ocidental de expressão católica? Compreende que as questão de transformação da sociedade, aquelas que valem, são de expressão religiosa?


3.    Conflito Israelo-palestiniano modera outro maior entre EUA, CHINA, Rússia e Índia: Qual o significado profundo que encerra o cnflito israelo-palestiniano, é de natureza político ou tem base religiosa? Será que este confito expressa o CONFLITO maior entre civilizações no quadro do reajustamente de poderes políticos e económicos? Que relação existe entre o conflito israelo-palestiniano e as potencias ‘prevalecentes’ dos EUA, CHINA, Rússia e Índia (emergente)? Qual o papel do IRÃO e da ARABIA SAUDITA?


Saudações social-democratas,

 J. Augusto Felício

Sem comentários:

Enviar um comentário