quarta-feira, 21 de abril de 2021

342.ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política»

 

FORUM, Fazer-A-Política

Lisboa, 21 de Abril de 2021

Assunto: 342.ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política», através da Plataforma ZOOM

 

Caro(a) companheiro(a),

É a quadragésima quarta sessão virtual com recurso à Plataforma ZOOM. Realiza-se na Quarta-feira, dia 21/Abril/21, pelas 21h30 e corresponde à 342.ª sessão realizada pelo Fórum «Fazer A Política». Estas sessões são promovidas para TODOS os MILITANTES da DISTRITAL de Lisboa que queiram e gostem do DEBATE.

Para aceder à REUNIÃO pode usar o endereço eletrónico seguinte:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/3401510248?pwd=MjNxZ1FqS0Vvd3RSVko2U1dBZXZvQT09 ou ID da reunião Número: 340 151 0248 com a Senha: 8mk8km

***

Ponto 1 – A POLÍTICA é cruel, sempre se ouviu dizer. Representa o palco privilegiado de combate para acesso ao poder, qualquer que seja, onde se conjugam interesses reconhecidos por todos ou por alguma maioria, ou através da evidencia de força por minoria, construído através da capacidade de influencia pessoal nas relações com motivação. Ocorre que dependemos da capacidade para assegurar estabilidade entre interesses de grupo ou pessoais. A questão agora aqui trazida centra-se na forma como os actuais dirigentes do PSD não atendem da melhor forma, em vários casos, aos anteriores dirigentes de autarquias ou freguesias, mesmo como candidatos que não auguraram o poder. Uma regra essencial de educação e elegância nas relações, independente de discordâncias pessoais, reside em saber tratar e relacionar com quem na sua acção de civilidade se dispôs a servir a sociedade. A política é o instrumento privilegiado para a prestação do serviço básico à sociedade, no sentido de construir o poder e a forma de o gerir e organizar, com reconhecimento delegado dos seus interpares – os cidadãos. Há muitos casos impróprios para o PSD que se esforça por na sua moderação construir soluções equilibradas, desde logo, respeitando todos os outros e depois assegurar esse equilíbrio político e social, com tensão, naturalmente. Há varias questões que ocorrem com companheiros nossos que não devem ocorrer.


Ponto 2 – Ciclicamente as sociedades espelham umas vezes num sentido outras em outro os ciclos de assunção da hipocrisia, cinismo e egoísmo. A sociedade, em geral, vive um período muito agreste, dito competitivo, onde cada um expressa o seu EGOÍSMO acentuado, para além de limites controláveis e que degradam muito a sociedade. A política assume a MENTIRA como um normal e a hipocrisia e o cinismo como as armas para mascarar e subverter os factos. Um novo real, dizem. Esta política não pode ser prevalecente. O GOVERNO é a sua expressão em vários casos que vêm ao longo do tempo a destruir a sociedade. É a POLÍTICA, dizem, já sem vergonha nenhuma. Mas, afinal, para que serve e que importância tem o conceito (valor) da VERGONHA? A MENTIRA ´o instrumento no meio dos sorrisos cínicos.


Ponto 3  Muito interessante reflectir sobre quem é Joe BIDEN, em especial, considerando a sua proveta IDADE de 78 anos, agora, como Presidente da maior potência económica e militar do mundo. Um homem com uma enorme experiencia política, reconhecido neste campo, que tem vivido intensamente. Melhor do que ninguém conhece e sabe, sendo inteligente e uma PESSOA equilibrada, que apoia a VIDA dos seus concidadãos e a natureza, como atuar face às adversidades tremendas de controlo político que estrangulam os cidadãos. Certamente haverá erros que não comete e outros que ocorrerão. Porém, transporta uma enorme ESPERANÇA, para que o mundo não se torne uma maior PRISÃO e que possamos continuar a usufruir da LIBERDADE e DEMOCRACIA.


***


1.    Forma como PSD lida com anteriores candidatos expressa nobreza e retrata saúde política: Concorda que se eu não me respeito como político dificilmente poderei respeitar os meus companheiros? Tem sentido, nada dizer e não respeitar o nosso companheiro que desempenhou papel político, em nome do PSD, quando se trata de indicar outro companheiro? A política é apenas um campo de confrontos entre ‘bestas’? A política é ou não um «palco» para encontrar as solução de gestão e civilidade?


2.    Síndromes de hipocrisia, cinismo e egoísmo expressam o baixo nível de qualidade da política: Já reparou, em geral, no nível crescente de agressividade social? Que efeitos pessoais e sociais tem esta imensa agressividade, cultura de mentira, expressões de hipocrisia e cinismo e o enorme EGOÍSMO que flui na sociedade? Em quem podemos acreditar e com quem podemos socializar no quadro da política? Que efeitos tem em termos do desenvolvimento económico, das relações sociais e do bem-estar pessoal? Vale tudo em política, no seculo das comunicações, tecnologia digital e da inteligência artificial?  


3.    Idade de Joe BIDEN (78 anos) sustem degradação política e valoriza a AMÉRICA: Hoje que é jovem, imagine-se velho, por esta factualidade perde a SAPIÊNCIA, o direito de participar e a qualidade de continuar a realizar-se na vida? Sabe quem é Joe BIDEN e que será certamente o homem mais influente com qualidade na defesa dos deveres dos CIDADÃOS e da LIBERDADE, fundamentais para os seres humanos? Ser ‘velho’ é síndrome de incapacidade ou de sapiência? Sabe o que são ciclos de evolução e porque ocorrem?

Saudações social-democratas,

 J. Augusto Felício

Sem comentários:

Enviar um comentário