quarta-feira, 7 de abril de 2021

340.ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política»

 

FORUM, Fazer-A-Política

Lisboa, 7 de Abril de 2021

Assunto: 340.ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política», através da Plataforma ZOOM

 

Caro(a) companheiro(a),

É a quadragésima sessão virtual com recurso à Plataforma ZOOM. Realiza-se na Quarta-feira, dia 7/Abril/21, pelas 21h30 e corresponde à 340.ª sessão realizada pelo Fórum «Fazer A Política». Estas sessões são promovidas para TODOS os MILITANTES da DISTRITAL de Lisboa que queiram e gostem do DEBATE.

Para aceder à REUNIÃO pode usar o endereço eletrónico seguinte:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/3401510248?pwd=MjNxZ1FqS0Vvd3RSVko2U1dBZXZvQT09 ou ID da reunião Número: 340 151 0248 com a Senha: 8mk8km

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Ponto 1 – Carlos Moedas acabou de expor o primeiro cartaz alusivo à sua campanha para a autarquia de Lisboa. É o ponta pé de saída de uma comunicação que deverá obedecer a uma estratégia comunicacional, que terá de considerar os momentos políticos ao longo do tempo, em termos de intensidade, conteúdo e mensagens a transmitir. Na base estarão os objectivos comunicacionais e por sua vez os objectivos de campanha. Essencialmente foca a sua imagem, o que é natural, para alguém que nunca praticou a política partidária. É essencial que seja conhecido, daí, também, falar de si de forma persistente ao longo de algum tempo, deixando os temas políticos de combate para outros momentos, no quadro de uma lógica estratégica em função dos ALVOS e do posicionamento que pretende realizar. Estas matérias são amplamente conhecidas pelos militantes que ao longo de muitos anos têm acompanhado e participado nas campanhas. Por exemplo, no quadro das opiniões, vários companheiros reclamam que MOEDAS deverá desde já fazer o combate político face a Medina e apresentar temas políticos e as suas posições. Estas reflexões são muito interessantes discutir neste período, quando ainda faltam cerca de 6 meses para o acto eleitoral e se confrontam dois candidatos Ps e PSD (e outros) em que o candidato do PS é INCUMBENTE e usufrui de participação regular em canais televisivos a par do apoio real do Governo e da António Costa.  


Ponto 2 – Ultimamente o jogo das raspadinha promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ganhou importância por que a Ministra da Cultura decidiu anunciar o financiamento dos MUSEUS, em crise de financiamento, com recurso aos resultados do jogo da raspadinha, como a alternativa mais viável. Colocou a descoberto a fraqueza das políticas da cultura, de que todos os governantes gostam de falar. A questão adicional reside no facto deste jogo da raspadinha ser maioritariamente participado pelas pessoas e famílias mais pobres, aqueles 50% de cidadãos que estão isentos de IRS e beneficiam de apoios estatais. Tudo isto é um contrassenso. Sabemos que apenas 50 % dos cidadãos pagam o IRS em Portugal, mas que os mais pobres financiam a cultura e a Santa Casa da Misericórdia, pois estamos a falar de verbas de montantes superiores a um bilião de euros por ano. Como podemos compreender o que se passa em Portugal e como são realizadas as suas políticas?

Ponto 3 Cada vez mais o mundo centra-se na CHINA, na sua ascensão económica, militar, tecnológica e política. A CHINA nos anos 30 pretende ser a potencia hegemónica no mundo destronando os USA e subalternizando ainda mais a União Europeia, a par com problemas de migração que são instrumentos políticos em uso. Entretanto, o ESTADO CHINÊS subjuga Hong Kong e Macau e apropria-se (aquisição/financiamento) de infraestruturas essenciais em vários países europeus, nomeadamente, em Portugal.


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1.    Estratégia de comunicação política de Carlos Moedas, candidato do PSD à autarquia de Lisboa: Qual é ou qual deverá ser a estratégia de comunicação de MOEDAS à autarquia de Lisboa? Considera o primeiro cartaz exposto aos lisboetas determinante para a campanha que se avizinha? Já pensou sobre como deverá ser realizada a campanha de comunicação de MOEDAS? Quais são os seus contributos? Que cuidados devem ser assumidos e que ideias centrais de comunicação deverão assegurar-se? Qual a sua proposta sobre o ciclo comunicacional no tempo de campanha? Qual o envolvimento das freguesias de Lisboa?


2.    O simbolismo politico do Governo de Costa (PS) financiar os MUSEUS com o jogo da raspadinha: Qual o significado político do jogo da raspadinha para os cidadãos e para a Sta. Casa da Misericórdia de Lisboa? Tem sentido o governo financiar os MUSEUS essencialmente suportados no jogo da raspadinha? Será o jogo da raspadinha a forma discreta de fazer os mais pobres pagar impostos ao ESTADO (IRS)?


3.    Interesses económicos da CHINA nos países da Europa desafiam o projecto EUROPEU (EU): Sendo a CHINA um país de poder hegemónico e centralizado, do qual depende a economia, qual o significado político das empresas chinesas financiarem infraestruturas dos países europeus e outros? Qual o grau de liberdade detido pelos países soberanos europeus face a interesses patrimoniais chineses existentes? 


Saudações social-democratas,

 J. Augusto Felício

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