FORUM,
Fazer-A-Política
Lisboa, 7 de Abril de 2021
Assunto: 340.ª Sessão do
Fórum «Fazer-A-Política», através da Plataforma ZOOM
Caro(a)
companheiro(a),
É a quadragésima sessão virtual com recurso à Plataforma
ZOOM. Realiza-se na Quarta-feira, dia 7/Abril/21, pelas 21h30 e corresponde à 340.ª sessão realizada pelo Fórum
«Fazer A Política». Estas sessões são promovidas para TODOS os MILITANTES da
DISTRITAL de Lisboa que queiram e gostem do DEBATE.
Para aceder à REUNIÃO pode
usar o endereço eletrónico seguinte:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/3401510248?pwd=MjNxZ1FqS0Vvd3RSVko2U1dBZXZvQT09
ou ID da reunião Número: 340 151 0248 com a Senha: 8mk8km
***
Ponto 1 – Carlos Moedas acabou de expor o
primeiro cartaz alusivo à sua campanha para a autarquia de Lisboa. É o ponta pé
de saída de uma comunicação que deverá obedecer a uma estratégia
comunicacional, que terá de considerar os momentos políticos ao longo do tempo,
em termos de intensidade, conteúdo e mensagens a transmitir. Na base estarão os
objectivos comunicacionais e por sua vez os objectivos de campanha.
Essencialmente foca a sua imagem, o que é natural, para alguém que nunca
praticou a política partidária. É essencial que seja conhecido, daí, também,
falar de si de forma persistente ao longo de algum tempo, deixando os temas
políticos de combate para outros momentos, no quadro de uma lógica estratégica
em função dos ALVOS e do posicionamento que pretende realizar. Estas matérias
são amplamente conhecidas pelos militantes que ao longo de muitos anos têm
acompanhado e participado nas campanhas. Por
exemplo, no quadro das opiniões, vários companheiros reclamam que MOEDAS deverá
desde já fazer o combate político face a Medina e apresentar temas políticos e
as suas posições. Estas reflexões são muito interessantes discutir neste
período, quando ainda faltam cerca de 6 meses para o acto eleitoral e se
confrontam dois candidatos Ps e PSD (e outros) em que o candidato do PS é
INCUMBENTE e usufrui de participação regular em canais televisivos a par do
apoio real do Governo e da António Costa.
Ponto 2 – Ultimamente o jogo das raspadinha promovido
pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ganhou importância por que a Ministra
da Cultura decidiu anunciar o financiamento dos MUSEUS, em crise de
financiamento, com recurso aos resultados do jogo da raspadinha, como a
alternativa mais viável. Colocou a descoberto a fraqueza das políticas da
cultura, de que todos os governantes gostam de falar. A questão adicional
reside no facto deste jogo da raspadinha ser maioritariamente participado pelas
pessoas e famílias mais pobres, aqueles 50% de cidadãos que estão isentos de
IRS e beneficiam de apoios estatais. Tudo isto é um contrassenso. Sabemos que apenas 50 % dos
cidadãos pagam o IRS em Portugal, mas que os mais pobres financiam a cultura e
a Santa Casa da Misericórdia, pois estamos a falar de verbas de montantes
superiores a um bilião de euros por ano. Como podemos compreender o que se
passa em Portugal e como são realizadas as suas políticas?
Ponto
3 – Cada vez mais o mundo
centra-se na CHINA, na sua ascensão económica, militar, tecnológica e política.
A CHINA nos anos 30 pretende ser a potencia hegemónica no mundo destronando os
USA e subalternizando ainda mais a União Europeia, a par com problemas de migração
que são instrumentos políticos em uso. Entretanto, o ESTADO CHINÊS subjuga
Hong Kong e Macau e apropria-se (aquisição/financiamento) de infraestruturas
essenciais em vários países europeus, nomeadamente, em Portugal.
***
1.
Estratégia de comunicação
política de Carlos Moedas, candidato do PSD à autarquia de Lisboa: Qual é ou qual deverá ser a estratégia de comunicação de MOEDAS à
autarquia de Lisboa? Considera o primeiro cartaz exposto aos lisboetas
determinante para a campanha que se avizinha? Já pensou sobre como deverá ser
realizada a campanha de comunicação de MOEDAS? Quais são os seus contributos?
Que cuidados devem ser assumidos e que ideias centrais de comunicação deverão
assegurar-se? Qual a sua proposta sobre o ciclo comunicacional no tempo de
campanha? Qual o envolvimento das freguesias de Lisboa?
2.
O simbolismo
politico do Governo de Costa (PS) financiar os MUSEUS com o jogo da raspadinha: Qual o significado político
do jogo da raspadinha para os cidadãos e para a Sta. Casa da Misericórdia de
Lisboa? Tem sentido o governo financiar os MUSEUS essencialmente suportados no
jogo da raspadinha? Será o jogo da raspadinha a forma discreta de fazer os mais
pobres pagar impostos ao ESTADO (IRS)?
3.
Interesses económicos da CHINA nos países da Europa
desafiam o projecto EUROPEU (EU): Sendo a
CHINA um país de poder hegemónico e centralizado, do qual depende a economia,
qual o significado político das empresas chinesas financiarem infraestruturas
dos países europeus e outros? Qual o grau de liberdade detido pelos países
soberanos europeus face a interesses patrimoniais chineses existentes?
Saudações social-democratas,
J. Augusto Felício
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