FORUM, Fazer-A-Política
Lisboa, 5 de Fevereiro de 2020
Assunto: 292ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política», uma iniciativa ao encontro dos militantes do PSD Lisboa
Caro(a) companheiro(a),
A sessão realiza-se em Campo de Ourique, Praça São João Bosco n.º 3-B, na Quarta-feira, dia 5/Fevereiro/20, pelas 21h30, sede da Distrital de Lisboa do PSD. Esta é a 292.ª sessão promovida pelo Fórum «Fazer A Política». O FORUM realiza-se às Quartas-feiras. Estas sessões são promovidas para TODOS os MILITANTES da DISTRITAL de Lisboa que queiram e gostem do DEBATE.
***
Ponto 1 – Em Viana do Castelo, começa esta semana dia 7/2, sexta feira, o 38º Congresso Nacional do PSD e termina dia 9 de Fevereiro 2020. É pena que o PSD se arraste na compreensão ou incompreensão da necessidade de eleger o líder em simultâneo com a decorrência do Congresso. O Congresso é o plenário nobre para discutir a política, da mesma forma que o FORUM, à sua dimensão, representa o espaço para FAZER a Política. A teoria dos níveis explica as diferenças, tem significado e importância. Vamos intervir em Viana do Castelo para compreender melhor razões por que o PSD deve ocupar o seu espaço ao CENTRO, tanto à direita como à esquerda. É o espaço político onde reside a maioria dos eleitores e abstencionistas, aqueles que asseguram ou decidem as vitórias mais ou menos folgadas dos partidos que lutam na área da governação.
Ponto 2 – Nos últimos meses Isabel dos Santos desdobrou-se a dar entrevistas em todos os órgãos da comunicação social portugueses e outros importantes òrgãos de comunicação social estrangeiros, ingleses e europeus. No essencial, procura convencer que a riqueza que acumulou em pouco mais de 20 anos derivou da sua genialidade pessoal e capacidade para realizar negócios fabulosos. A SONANGOL representou apenas uma passagem para onde se disponibilizou trabalhar por que estava pessimamente gerida. Neste caso, o seu contributo transformou a SONANGOL “uma das mais relevantes multinacionais do mundo”, o que justifica parte importante da sua riqueza acumulada. Será? Apenas, quem não acreditra é o actual Presidente de ANGOLA, João Lourenço, ao afirmar que Isabel dos Santos já teve o seu tempo para devolver o dinheiro que subtraiu ao erário público. Se entrar em Angola terá de responder perante a JUSTIÇA angolana. Falou João Lourenço lo desmentido por Isabel dos Santos. Certamente oPresidente estará equivocada, assim pensará Isabel dos Santos. Aliás, o seu pai José Eduardo dos Santos, ex-presidente de Angola, questionado por um orgao de comunicação, em entrevista, refere que o homem de maior referencia mundial para si é LULA da Silva, do Brasil. O problema reside em conhecer o que se passa no Brasil e compreender uma realidade arrepiante!
Ponto 3 – O BREXIT representa a queda do império inglês, que os ingleses sérios ainda não conseguiram compreender, por razões culturais e de comportamento. O mundo mudou, tendo como ponto de arranque, desde logo, Margareth Tatcher e a guerra das Malvinas. Reflitamos!
***
Propõem-se, para esta semana, os temas e questões seguintes:
- PSD em Congresso Nacional este fim de semana, entre 7 a 9 de Fevereiro 2020: Quanto vale hoje em termos políticos um Congresso? Que sentido faz eleger o líder fora do Congresso? Sabe realmente qual é a resposta, considerando que é politicamente uma disfunção? Sabe que há uma enorme expectativa, mesmo assim, pelo que vai ocorrer no Congresso? Imagine que havia também a eleição simultânea do líder? O que leva pessoas inteligentes a aceitar este tipo de disfunção política? Quanto vale a intensidade EMOCIONAL transmitida para o país, pelas televisões
- Corrupção leva Isabel dos Santos a desafiar Presidente de ANGOLA: Ainda à pouco tempo poucos conheciam o rosto de Isabel dos Santos, então, o que levou a senhora a expor-se de forma tão estranha e nada inteligente? Como foi possível Isabel dos Santos evidenciar tanta informação distorcida? Será que acredita que a maioria da população mais instruída é atrasada mental? Se Isabel dos Santos entrar em ANGOLA será ou não presa e como é possível? Que consequências tem este seu comportamento para o futuro de Angola e de África, da mulher mais rica e poderosa, para mais à custa do seu trabalho?
- BREXIT, finalmente a confirmação da saída do RU, com data marcada: Sabe que o dia 31/1/2020 fixou o dia da saída formal do Reino Unido da União Europeia? Sabe que a concretização formal da saída ocorre até 31/12/2020? Sabe que o BREXIT reflecte mais de 350 anos de liderança imperial no mundo, de um país que hoje não consegue aceitar uma nova dimensão e o seu papel secundário? Sabe que no futuro, mais ou menos proximo o Reino Unido ou se desmembra ou se volta para a União Europeia, e nessa data então sim com o comportamento sociológico e civilizacional adequado? Esta é ou não uma enorme e funda discussão a realizar?
Saudações social-democratas,
J. Augusto Fe
Sem comentários:
Enviar um comentário