quarta-feira, 10 de julho de 2019

273ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política»

FORUM, Fazer-A-Política
Lisboa, 10 de julho de 2019

Assunto: 273ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política», uma iniciativa ao encontro dos militantes do PSD Lisboa

Caro(a) companheiro(a),
Esta ULTIMA sessão antes de férias realiza-se em Campo de Ourique, Praça São João Bosco n.º 3-B, na Quarta-feira, dia 10/julho/19, pelas 21h30, sede da Distrital de Lisboa do PSD. Esta é a 273.ª sessão promovida pelo Fórum «Fazer A Política». O FORUM realiza-se às Quartas-feiras. Estas sessões são promovidas para TODOS os MILITANTES da DISTRITAL de Lisboa que queiram e gostem do DEBATE.

***
Ponto 1 – No passado a Distrital de Lisboa foi politicamente relevante. Depois perdeu relevância pela eleição de personagens menores de baixa dimensão. Este é o problema das democracias e dos partidos democráticos. Estão dependentes das maiorias de voto e estas compram-se, manipulam-se e mobilizam-se a favor dos interesses de nível maior. Os ex-presidentes da Distrital foram personagens que obedeceram a interesses maiores. Quanto menor o nível individual maior a sua arrogância e pseudo-importância. Trata-se da sua grande oportunidade ao serviço de terceiros. Não têm cabeça nem decisão própria. O PEDRO PINTO, com tantos anos de política, compreende claramente o que se expôs. Fez o seu trabalho e procurou reduzir os estragos e participar numa alteração de fundo, que é ao mesmo tempo muito difícil. No geral a sua ação foi positiva, neste sentido. Vai ser candidato e acreditamos que vai lutar para fazer uma alteração positiva a favor do FAZER A POLÌTICA. O grande problema rebentou na CONCELHIA de LISBOA. Também com o tempo ou tudo resultará num fiasco político do PSD ou haverá grandes alterações. PAULO RIBEIRO é candidato à Concelhia da qual se viu obrigado a demitir e consigo demitiu-se a MESA DA ASSEMBLEIA da Concelhia. É um bom sinal, porque esta é uma batalha mais para que a guerra seja ganha. Ou não!

Ponto 2 – Todos os Presidentes de qualquer partido enfrentam grandes desafios no seu mandato, desde logo para ganhar as suas eleições. Depois há os ajustes de contas porque as opções têm de ajustar-se e a lógica dos interesses é alterada, salvo em casos raros. O caso de RUI RIO é outro bom exemplo. É verdade que cada personagem tem o seu estilo e faz as suas opções que são contra os interesses em geral instalados. As organizações desenvolvem resistencias e defesas próprias que muitas vezes tem de ser alteradas, em especia, tratando-se de um PARTIDO político, neste caso o PSD. Outros fariam diferente. RUI RIO é um personagem que induziu diferenças e muitos acreditaram. Mas as diferenças exigem hiper cuidados e parece-nos que Rui RIO em alguns casos têm vacilado, também porque teve de optar por apoios que não pôde dispensar, nesta fase. Por tudo o processo é muito difícil. Na base interessa saber se o PSD cresce eleitorado e apoios ou decresce de importância, Essa é a fatura determinante. No final veremos.

Ponto 3 – Donald Trump cortou relações com o embaixador do Reino Unido, Kim Darroch, por este o classificar de "inepto" e o Governo de Trump como "disfuncional". Refere que tem dúvidas se a Casa Branca "alguma vez será competente". Trump diz que "Não conheço o embaixador, mas nos EUA não é bem recebido" e "Já não lidamos com ele". "Sou muito crítico da forma como o Reino Unido e a primeiro-ministra, Theresa May, geriram o Brexit". "A boa notícia para o maravilhoso Reino Unido é que vão ter em breve um novo primeiro-ministro". O governo britânico reafirmou o “apoio total” ao seu embaixador.

***

Propõem-se, para esta semana, os temas e questões seguintes:

1. Eleições da Distrital de Lisboa dia 9Out19 e situação política na CONCELHIA de LISBOA: Quantos candidatos irão surgir nas eleições para a Distrital de Lisboa? Qual a importância e que reconhecimento é devido ao mérito do desempenho da ‘Distrital’? Qual a razão ou razões que levaram à demissão dos órgãos da CONCELHIA de Lisboa? É importante ou não que a CONCELHIA de Lisboa realize eleições no mais curto espaço de tempo?

2. RUI RIO enfrenta as LEGISLATIVAS com alta tensão dentro do PSD: Todos os Presidentes do PSD no passado perceberam que o acesso ao poder é duro, difícil e muito disputado, então, é ou não natural o que enfrenta RUI RIO? O problema de RUI RIO é natural ou decorre de erros acrescidos cometidos? É ou não verdade que se obtiver um bom score eleitoral a espuma do enfrentamento desaparece? O que leva Rui RIO a referir que até agora NUNCA perdeu eleições?

3. Presidente TRUMP (USA) afronta embaixador do RU e responsabiliza Theresa Mary MAY: O problema da relação entre TRUMP e o Embaixador do RU é de natureza pessoal ou decorre de interesses e pontos de vista muito diferentes? Quem é TRUMP e o que representa? Quem sustenta o BREXIT e porque ocorreu? O que levou o Embaixador a ridicularizar TRUMP?

Saudações social-democratas,
J. Augusto Felício

Sem comentários:

Enviar um comentário