quarta-feira, 3 de julho de 2019

272ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política»

FORUM, Fazer-A-política
Lisboa, 3 de julho de 2019
Assunto: 272ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política», uma iniciativa ao encontro dos militantes do PSD Lisboa


Caro(a) companheiro(a),

Outra sessão EXTRAORDINÁRIA!...

Esta sessão realiza-se em Campo de Ourique, Praça São João Bosco n.º 3-B, na Quarta-feira, dia 3/julho/19, pelas 21h30, sede da Distrital de Lisboa do PSD. Esta é a 272.ª sessão promovida pelo Fórum «Fazer A Política». O FORUM realiza-se às Quartas-feiras. Estas sessões são promovidas para TODOS os MILITANTES da DISTRITAL de Lisboa que queiram e gostem do DEBATE.

***
Sismos intensos podem ocorrer em grande parte do território português. Alguns podem originar tsunamis mortíferos, afectando as nossas zonas costeiras. A sismicidade histórica mostra que as zonas mais propensas à ocorrência de sismos de forte potencial destrutivo são Algarve, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo e Açores. Os sismos são imprevisíveis e recorrentes, pelo que o nosso território será atingido no futuro por fortes sismos. Esta é uma certeza científica.


TEMA
«Sismos intensos e tsunamis mortíferos, o caso especial de LISBOA»

Quem vai ser o conferencista?

● Mário Lopes
Professor do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa
Coordenador do CEN – Lisboa, secção INFRAESTRUTURAS e COESÃO do TERRITÓRIO

Esta sessão do FORUM Fazer a Política envolve a Secção de Lisboa do Grupo de Infraestruturas e Coesão do Território do Conselho Estratégico Nacional do PSD (CEN-ICT), proponente de contributos para o PROGRAMA do PSD, coordenada pelo Prof. MÁRIO LOPES.

***

Propõem-se, para esta semana, as questões seguintes:
1. Sismologia no território português: O que é a sismologia? Quais as zonas mais afectadas ou propensas para a ocorrência de sismos? Em que medida é que o planeamento de potenciais efeitos pode resultar em proteção?

2. Sismos intensos: Quando se fala de sismos intensos do que se trata e como, quando e com que periodicidade ocorrem? Possuímos ou não na memória histórica os efeitos devastadores do último sismo devastador ocorrido em Lisboa, em 1755? Quando ocorre em LISBOA outro sismo devastador? Estamos realmente protegidos? Há alguma coisa a fazer para evitar mortes e a destruição novamente da cidade?

3. Tsunamis mortíferos: O que são tsunamis? Os tsunamis são inevitáveis? Lisboa está protegida da ocorrência de tsunamis?


“O fim principal do poder político é o serviço da pessoa. O Estado está ao serviço da pessoa” Francisco Sá Carneiro


Saudações social-democratas,
J. Augusto Felício

Sem comentários:

Enviar um comentário