Lisboa, 22 de maio de 2019
Assunto: 266ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política», uma iniciativa ao encontro dos militantes do PSD Lisboa
Caro(a) companheiro(a),
Outra sessão EXTRAORDINÁRIA!...
Esta sessão realiza-se em Campo de Ourique, Praça São João Bosco n.º 3-B, na Quarta-feira, dia 22/maio/19, pelas 21h30, sede da Distrital de Lisboa do PSD. Esta é a 266.ª sessão promovida pelo Fórum «Fazer A Política». O FORUM realiza-se às Quartas-feiras. Estas sessões são promovidas para TODOS os MILITANTES da DISTRITAL de Lisboa que queiram e gostem do DEBATE.
***
Participa como convidada a Secção de Lisboa do Grupo de Infraestruturas e Coesão do Território do Conselho Estratégico Nacional do PSD (CEN-ICT), proponente de contributos para o PROGRAMA do PSD, coordenada pelo Prof. MÁRIO LOPES. Em discussão a área de PORTOS e TRANSPORTE MARÍTIMO. O tema a tratar é o seguinte:
TEMA
«Portos e Transporte Marítimo: Modelo portuário e desenvolvimento»
Quem são os seus membros?
● J. Augusto Felício (coordenador) – economista e ex-Assessor do Ministro do Mar
● João Franco – advogado e Presidente/Administrador de Empresas do sector de transportes e portos, durante mais de 30 anos
● José Pedro Soares – economista, ex- Administrador do Porto de Sines (APS)
● Victor Caldeirinha – economista e ex- Presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS)
***
Propõem-se, para esta semana, as questões seguintes:
1. Modelo portuário e desenvolvimento: Que importância têm os portos para o desenvolvimento do país? Compreende a diferença entre portos gateway e portos de transhipment? Sabe que a dimensão e infraestruturas portuárias dependem da dimensão do mercado e hinterland que servem? Qual o modelo portuário mais adequado para a realidade económica nacional? Sabe que falar de porto ou de terminal portuário são conceitos distintos?
2. O porto de Lisboa e o terminal no Barreiro ou na Trafaria: O que é o porto de Lisboa e qual a sua vocação? Que motivos estão na base e sustentam a polémica no que respeita ao «futuro» terminal portuário do Barreiro ou «futuro» terminal portuário da Trafaria? Há alguma diferença entre falar de terminal no barreiro ou terminal na Trafaria? Para que serve e a quem serve um presumível terminal no Barreiro? E na Trafaria?
3. Rede ferroviária e portos: Sabe que a rede ferroviária é uma infraestrutura de transportes essencial para qualquer que seja o porto, por razões económicas e de funcionalidade? Que relação existe entre a rede ferroviária, o porto e o sistema logístico nacional? O que faz com que a rede ferroviária seja tão relevante para um porto?
“O fim principal do poder político é o serviço da pessoa. O Estado está ao serviço da pessoa”,
Francisco Sá Carneiro
Saudações social-democratas,
J. Augusto Felício
Sem comentários:
Enviar um comentário