quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

334.ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política»

 

FORUM, Fazer-A-Política

Lisboa, 24 de Fevereiro de 2021

Assunto: 334.ª Sessão do Fórum «Fazer-A-Política», através da Plataforma ZOOM

 

Caro(a) companheiro(a),

É a trigésima sexta sessão virtual com recurso à Plataforma ZOOM. Realiza-se na Quarta-feira, dia 24/Fevereiro/21, pelas 21h30 e corresponde à 334.ª sessão realizada pelo Fórum «Fazer A Política». Estas sessões são promovidas para TODOS os MILITANTES da DISTRITAL de Lisboa que queiram e gostem do DEBATE.

Para aceder à REUNIÃO pode usar o endereço eletrónico seguinte:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/3401510248?pwd=MjNxZ1FqS0Vvd3RSVko2U1dBZXZvQT09 ou ID da reunião Número: 340 151 0248 com a Senha: 8mk8km

***

Ponto 1 – A primeira reunião do FORUM teve lugar em 24 de Outubro de 2012, na sede da Concelhia de Lisboa, no edifício do Campo Pequeno. O FORUM «Fazer a Política» foi o único espaço de debate aberto aos militantes do PSD de Lisboa, depois do fecho das secções residenciais’ (A. Alvim, in Livro, 2017, pp. 19-27). «É admirável a vitalidade e perseverança com que um grupo de militantes de um Partido encarou o debate de ideias. Falamos de 200 sessões de debate semanais, sem interrupções, onde diversos temas foram abordados. Mas mais admirável ainda é perceber o quadro e o contexto. Não é displicente olhar com atenção para a data da primeira sessão. Falamos do ano de 2012.» (Miguel Pinto Luz, in Livro, 2017, pp. 7-9). «As reuniões do FORUM decorrem com organização e ordem as necessárias ao seu funcionamento e com informalidade» (Abílio Vilariça, pp.17-18). «Poder discutir a POLITICA de forma profunda e disciplinada, dentro do PSD, com o apoio da Concelhia e <Distrital de Lisboa, sobre temas específicos, sempre diferentes, previamente propostos, tem sido um PRIVILEGIO.» (J. Augusto Felício, in Livro, pp.50-52). «É verdade. Alguém no PSD decidiu em boa hora dar voz aos militantes deste partido para dialogarem sobre diversos temas da nossa sociedade (José Mourisca, in Livro, p. 55). «Ao reflectir sobre este Forum resolvi consultar os meus arquivos de correio electrónico e verifiquei que recebi a primeira ”convocatória” para Fazer-A-Política em maio de 2013 e lembro-me que gostei do formato que também lá vinha descrito» (Luiz Coutinho, in Livro, pp.61-62). «Ao considerar a natureza, os objectivos e as circunstancias que caracterizam o “Forum Fazer A Política<2 fui convocada, instintivamente, para as reflexões de Hannah Arendt, cujo pensamento filosófico-político há muito me norteia e me serve de referência na Política» (M. Emília Apolinário, in Livro, pp.63-66). «Com uma enorme dedicação o Prof. Felício propôs e elaborou os temas da semana, temas para os quais levantava questões que suscitavam o debate» (Ruy Arriaga, in Livro, pp.80-81). «Quero através do meu contributo felicitar as pessoas que, de uma forma ou outra, contribuíram para a continuação do debate politico entre militantes, criando o FORUM Fazer A Política» (Virginia Abelha, in Livro, pp.84-86). «O momento mais marcante deste processo, no caso particular da Concelhia de Lisboa, tem lugar quando se fecham por ‘decreto’ as SECÇÕES RESIDENCIAIS» (Zita Terroso, in Livro, pp.89-90).


Ponto 2  O atentado aos símbolos e monumentos que representam a saga das descobertas e a colonização de ANGOLA; MOÇAMBIQUE; TIMOR; GUINÉ; CABO VERDE exige reflexão política profunda sobre a realidade política em movimento, controlado e mobilizado pelo Partido Socialista apoiado na extrema esquerda e pelo PCP. São atitudes ultrajantes que retratam a falta de caracter de quem se envolve nestes processos, como pertencessem a uma CASTA sublime, pura e detentora da única VERDADE. Uma vergonha e muito preocupante, pois retrata a fragilidade da EDUCAÇÂO que PORTUGAL não conseguiu até hoje promover para construir PESSOAS INTEGRAIS, reconhecidas e que se reconhecem. O País está a produzir monstros com consequências funestas. Este é um facto político crítico. Uma sociedade sem valores e princípios e sem EDUCAÇÂO de qualidade tem tendência a desaparecer na ferocidade dos acontecimentos. Vamos salvar TODOS os monumentos e símbolos da PORTUGALIDADE de Camões e Gil Vicente a Fernando Pessoa e Agustina e Eduardo Lourenço.

Ponto 3 A questão islâmica na EUROPA é uma questão política focal e crítica. A maior evolução do mundo e da civilização actual é baseada na tolerância, solidariedade e HUMANISMO. A violência islâmica é terrível ao evocar os MEDOS profundos da violência e da morte, contraria aos princípios da sociedade e civilização ocidental.


***


1.    REFLEXÃO, ainda não realizada, sobre PAPEL e importância política deste FORUM: Sabe o que é o FORUM Fazer a Política e porque foi criado? Reconhece ou não importância política ao FORUM? Sabe que no FORUM se discute POLÍTICA com elevado nível de conhecimentos sobre a política? Sabe que todos aqueles nossos companheiros que participam consideram ser este FORUM muito relevante para a compreensão prática da política? Estas são questões que relevam o passado e importância reconhecida, ora a questão central agora é saber como olhar para o FUTURO da discussão política? Qual o papel que o FORUM deve desempenhar, ou não?  


2.    ATENTADO aos monumentos e SÍMBOLOS dos descobrimentos e colonialismo, pelo PS: Como é possível que o Partido Socialista renegue os monumentos e símbolos de PORTUGAL e da civilização portuguesa? Como é possível no seculo XXI o Partido Socialista apoiar MILITANTES que atacam o passado político dos portugueses, sem o sentido mínimo dos factos históricos e da história? Como encarar este governo e o Partido Socialista que nos governa quando RENEGA i«o PASSADO? Que País somos? Que EDUCAÇÂOnão temos? Não acha inacreditável e insustentável um governo e um Partido Socialista que renega o passado e os factos históricos?


3.    Lei para travar o radicalismo ISLÃMICO na Assembleia Francesa: Sabe que a FRANÇA confronta-se com comunidades islâmicas violentas e fechadas que colocam em causa a cultura e a sociedade francesa? Sabe que em Paris, por exemplo, há bairros islâmicos segregados onde a polícia não consegue entrar? Sabe que há uma estratégia ISLÂMICA para islamizar a FRANÇA e que MACRON finalmente está a reagir? O que é e o que representa a CULTURA OCIDENTAL Face ao confronto da islamização no coração da EUROPA? Quais são as consequencias políticas, sociais e sociolágicas para os países ocidentais?

Saudações social-democratas,

 J. Augusto Felício

Sem comentários:

Enviar um comentário